:

  • Por que elevar as pernas todos os dias?


  • Fazer isso cerca de 20 minutinhos por dia, pode trazer inúmeros benefícios

Conhecida também como posição de Trendelenburg, o ato de elevar as pernas num ângulo de cerca de 90° em relação ao tronco pode trazer incontáveis benefícios par sua saúde.
Não existe um tempo predefinido para tal ato, mas em média 20 minutos por dia é o suficiente, mas isso não chega a ser uma regra e cada pessoa pode definir seu próprio tempo.

⦁    Ajuda na circulação

Devido a gravidade da terra, nosso corpo necessita de um esforço maior para bombear o sangue dos membros inferiores, exigindo assim, muito da musculatura da panturrilha e da respiração torácica. Por isso que o ato de elevar as pernas favorece esse retorno venoso.

⦁ Ajuda na digestão

Quando estamos de pé ou andando, o corpo precisa otimizar a oxigenação, tendo que envia-los para a musculatura envolvida. Mas quando estamos em repouso, todo o oxigênio poderá ser concentrado nos intestinos, beneficiando toda a região e a digestão.

⦁    Ajuda no sistema nervoso

Esse é um benefício momentâneo, ocorrendo durante sua realização. Muitos consideram que nesse momento ocorre uma sensação de grande relaxamento, semelhante a uma meditação.

⦁    Ajuda no sono

Com o relaxamento do cérebro e todo o sistema nervoso, consequentemente, pode ocorrer melhorias significativas na qualidade do sono. Pois quando nosso corpo e mente estão relaxados, conseguimos dormir melhor.

⦁    Ajuda nas dores dos pés

Durante todo o dia, estamos caminhando para lá e para cá, deixando toda a pressão e peso do corpo sobre os pés. Elevar os membros promove o relaxamento da musculatura local, causando uma sensação de conforto e alívio das dores.

⦁    Ajuda a reduzir edemas

Sabe aquela sensação de desconforto e inchaço nas pernas no final do dia? Pois é, eleva-las ajudará a reduzir esse problema, pois isso faz com que o líquido que se encontra no tecido entre para dentro do vaso novamente, chegando até a corrente sanguínea, e depois sendo eliminado na urina.

Quem não pode realizar essa prática?

Essa posição é contraindicada para pessoas que não possui um controle da pressão arterial ou com algum grau de insuficiência cardíaca não compensada.
É importante consultar um médico antes de iniciar qualquer exercício ou manobra!